Atenção, passageiros!

24 horas de greve de ônibus no Rio hoje

01/02/11 01:11
atualizado em 01/02/2011 01:12

Rodoviários decidiram fazer paralisação, prevista pra começar à meia-noite

Atenção, cariocas que usam ônibus como meio de transporte! Motoristas e cobradores de ônibus do Rio de Janeiro resolveram fazer uma greve de 24 horas no município. A decisão foi tomada ontem à noite e previa que a paralisação começaria à meia-noite.

O vice-presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus da Cidade do Rio (Sintraturb-Rio), Sebastião José da Silva, informou que a categoria tem reivindicações como o fim da dupla função para motoristas, a volta de três mil cobradores demitidos e aumentos para os funcionários das empresas. Só hoje o carioca vai descobrir se o movimento teve adesão. O Sindicato dos Rodoviários do Rio de Janeiro não considera o Sintraturb-Rio legítimo e ainda vai fazer assembleia para apurar o caso.

O Metrô Rio informou que já coloca toda sua frota em circulação nos horários de pico e vai monitorar a demanda de passageiros para saber se há necessidade de estender o esquema. A Supervia não informou se tem planos para aumento de passageiros.

A Rio Ônibus afirmou que os rodoviários à frente da paralisação não têm legitimidade para greves e, por considerar o movimento ilegal, está tomando providências cabíveis para, inclusive, responsabilizar criminalmente quem impedir o funcionamento do serviço.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Transportes, o Rio tem cerca de 900 linhas de ônibus em circulação, com média diária de 3,4 milhões de passageiros.

 



© Copyright Editora O DIA S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O DIA.